Adeus 2011, que venha 2012!

Olá novamente meus caros amigos!

Este é o meu primeiro post de 2012! E primeiramente gostaria de agradecer a todos vocês que vem acompanhando meu trabalho desde o começo, nesses 4 meses  de blog, e digo que nesse curto período de tempo já obtive uma ótima experiência compartilhando um pouco do meu conhecimento e dia a dia aqui com vocês.

Neste novo ano que se inicia minha vida passará por grandes mudanças, estou deixando a vida corporativa para me dedicar a carreira acadêmica, como vocês já devem ter visto no post sobre meu mestrado, e assim estou finalizando 2011 muito feliz e realizado, apesar de não ter sido um dos anos mais produtivos da minha vida, no entanto tenho a esperança de agora em 2012 poderei realizar tudo que sonhei. Tenho certeza que meu trabalho na UFSCar vai render bons frutos e me colocar onde eu sempre quis estar.

Quanto ao blog acredito que irei blogar o resto da vida, a experiência é fantástica e animadora quando se começa a colher os resultados do trabalho, e estou me referindo ao reconhecimento e renome que esta atividade traz. E falando mais sobre o blog, eu fiz uma especie de “raio-x” dos resultados e coloquei abaixo, e dedico o sucesso a você, meu caro leitor que acompanha meu trabalho!

O Blog em Números

Separei para vocês alguns números do blog, não são exagerados mas considero um bom resultado. Hoje estamos com cerca de 40 posts publicados com conteúdos novos ou releituras de temas mais batidos, além de mais de 90 rascunhos já titulados de assuntos que pretendo tratar aqui com vocês! E claro irão existir muitos que ainda virão no decorrer do ano.

Quanto ao tráfego não tenho do que reclamador em termos de números, estamos crescendo bem! Segundo o Google Analytics, em torno de 150% ao mês em visitas únicas, no mês de dezembro foram 700! As visualizações de página também evoluem de acordo, e posso dizer que o plugin do WordPress chamado Related Posts via Categories ajudou muito, pois além de baixar a taxa de rejeição de cerca de 70% para 49% no mesmo período, ainda expandiu as pageviews para mais de 2000!

Tenho que destacar também a indexação dos posts sobre PostgreSQL por parte do Planeta PostgreSQL. Além de ajudar muito na geração de novas visitas, também é uma honra, já que agora estamos dentro da Comunidade Oficial do PostgreSQL no Brasil, estou ficando muito feliz pois os dados revelam que o pessoal tem gostado da minha abordagem sobre o tema!

No entanto nem tudo são flores, existem dados que quero mudar em 2012, um deles é a origem do tráfego, sendo que hoje cerca de 80% é provida pelos sites de referência, e ai incluem-se também as redes sociais, e a porcentagem de visitas oriundas do Google é de  apenas 10% das visitas, e ainda o dado mais alarmante é que em todo o período do blog ainda não registrei visitas de outros buscadores, apesar de todos os relatórios apontarem que todo conteúdo está indexado. Dessa maneira eu gostaria de inverter essa proporção, para o blog “andar mais sozinho”.

Outro ponto que está me incomodando muito é a nota do Page Rank, que atualmente é de um bem redondo ZERO! Estou trabalhando para mudar, no fechamento do ano a Ferramenta para Webmasters do Google me retornava que haviam cerca de 1000 links para os conteúdos do blog, e espero que este ano suba cada vez mais!

O que esperar para 2012?

Como mencionei acima tenho muita coisa para escrever ainda e compartilhar com vocês! E espero que o conteúdo seja tão relevante para vocês quando é para mim! Sendo assim, o que esperar do blog para 2012? Um novo layout, a abordagem de novos temas como Java e Zend Framework. Também estou pensando seriamente em submeter alguns trabalhos no formato de palestras para os simpósios semestrais da Fatec Mococa (o que vocês acham disso fatecanos?) e claro disponibilizar o material aqui.

Assim espero que vocês que já acessam continuem e que possam trazer novos visitandes compartilhando do nosso conhecimento!

Abraços e um Feliz Ano Novo!

Tiago.

Publicado por

Prof. Me. Tiago A. Silva

Prof. Me. Tiago A. Silva

Mestre em Tecnologia (UNICAMP, 2018), Licenciado em Computação e Pedagogia (Claretiano, 2017 e 2018, respectivamente), Especialista em Desenvolvimento de Software para Web com ênfase em Java (UNIFEG, 2015), Especialista em Educação a Distância (FACEL, 2017) e Tecnólogo em Informática para Gestão de Negócios (FATEC Mococa, 2010). Atualmente sou Professor no Ensino Técnico no Centro Paula Souza. Já atuei como Professor no Ensino Superior no Centro Universitário Moura Lacerda (2017), Programador de Sistemas na Prefeitura de Cajuru (2014-2017), além de possuir 11 anos de experiência em desenvolvimento web trabalhando com diversas ferramentas e frameworks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *