Como eu lido com a ansiedade e volume de trabalho durante a Quarentena

Esse é um relato pessoal, não é um guia que funcionará para todas as pessoas, mas quem sabe não funcionará para você?

A ansiedade já me torturou e paralisou por muito tempo, tantas coisas que eu quero fazer e aprender e simplesmente fico deslumbrado com o tamanho da tarefa, com todas as etapas a serem seguidas, com o tempo que levará para realizar tudo…

E o tempo? Esse sempre passa, independentemente de estarmos produzindo ou procrastinando… e como em todo sistema retroalimentado, esse vira mais um ingrediente no caldeirão da ansiedade, dizendo assim “se passou mais uma semana para fazer tudo aqui, você está mais atrasado ainda” e assim a bola de neve vai crescendo e vamos reiniciando o ciclo de tortura…

Eu já passei por situações que geraram muita ansiedade: graduação, mestrado, concursos públicos e a bola da vez agora é a produção de videoaula para meu canal no YouTube e as aulas remotas durante a quarentena. Então, como lidar com tudo isso?

 

Organize-se, faça listas do que você precisa fazer hoje, começa pelas tarefas mais fáceis, lembre-se de todo que você já produziu

Então, como eu faço (ou tento fazer) para quebrar esse sentimento de angústia:

  1. Organizo meu ambiente de trabalho
  2. Organizo meu trabalho
  3. Avalio o que eu já produzi e o que falta produzir (meço meu progresso)
  4. Relaxo e descanso

Vou detalhar cada item a seguir.

 

Ambiente de Trabalho e Concentração

A regra é fique longe das distrações e isso inclui fatores que você pode controlar e outros nem tanto…

  • O que dá para controlar: notificações e redes sociais: feche tudo e desabilite notificações.
  • O que não dá para controlar: barulhos externos: use um fone de ouvido; Família barulhenta: avise-os da sua necessidade de concentração, e mais uma vez, fone de ouvidos.

Organize seu computador: tenha a mão os programas que você sempre usa e os arquivos. Quanto aos arquivos, organize-os de forma que você ache qualquer coisa rapidamente!

Entenda que desorganização é um fator que gera frustração, que chama a procrastinação que retroalimenta a ansiedade, por exemplo: “que saco, não encontrei o arquivo que queria, vou ver uns negócios na Netflix pra relembrar onde coloquei e então fico a tarde toda nisso“.

 

Organizar o Trabalho

A organização do trabalho é um ponto chave para minimizar a ansiedade e maximizar sua produtividade, considere as seguintes questões para organizar seu trabalho:

  • São muitas tarefas?
  • A tarefa é muito longa? Que tal quebrar uma tarefa grande em tarefas menores?
  • Vamos executar as tarefas mais fáceis primeiro?
  • Quais tarefas podem ser executadas de imediato? (que não tem pré requisitos)
  • Faça uma lista de tudo que você tem que realizar e distribua-a essa tarefa nos dias da semana: Segunda eu faço X, terça Y, Quarta a tarefa que dependia de X e Y e assim por diante.
  • Sabe aquela lista de coisas a fazer? Crie outra lista: Tarefas realizadas!

 

Avaliar Trabalho Feito

O Microsoft Excel é meu melhor amigo quando eu penso em organização, mas mesmo se você não entende nada de planilhas, você pode organizar seu trabalho em listas e ir medindo seu progresso! Isso é muito importante para você ver que está progredindo e que seu trabalho está caminhando!

Apensar de sempre aumentar em “AULAS PLANEJADAS” eu consigo ver quantas aulas já gravei, em quantidade e tempo! “Apenas” 37% da minha tarefa grande (distribuída em tarefas menores) está concluída, mas 37% é melhor que 36% certo? =D

 

Relaxar e Descansar

Qual é a sua válvula de escape? É um filme? É um seriado? É passar um tempo com seus amigos e família? Conheça a ti mesmo! É fundamental que você tire um tempo para recompor suas energias, para se reencontrar depois de tanto trabalho. Eu sei que essa é uma questão muito pessoal, vai variar muito de pessoa para pessoa.

Eu gosto de assistir filmes e seriados, sair pra caminhar e passar um tempo só comigo, sozinho. E o que funciona para você?

Nunca, nunca subestime esse tempo, ainda mais se o seu trabalho demanda muita atividade intelectual e criatividade.

Para finalizar, algumas citações que gosto muito (e coloquei na minha dissertação de mestrado) e me guiaram para sair o ciclo da ansiedade:

“Nunca desista de um sonho por causa do tempo que levará para concretiza-lo.
O tempo passará de todo jeito.”
Earl Nightingale

“Eu tinha chegado tão longe e me recusei a desistir, porque em toda minha vida eu sempre
terminei a corrida.”
Louis Zamperini

“Crê em ti mesmo, age e verá os resultados. Quando te esforças a vida se esforça para te ajudar.”
Chico Xavier

 

Por último e não menos importante

 

Não deixe as tarefas acumularem: pingou na área, chute pro gol!

 

Abraços,

Tiago.

Publicado por

Prof. Me. Tiago A. Silva

Prof. Me. Tiago A. Silva

Mestre em Tecnologia (UNICAMP, 2018), Licenciado em Computação e Pedagogia (Claretiano, 2017 e 2018, respectivamente), Especialista em Desenvolvimento de Software para Web com ênfase em Java (UNIFEG, 2015), Especialista em Educação a Distância (FACEL, 2017) e Tecnólogo em Informática para Gestão de Negócios (FATEC Mococa, 2010). Atualmente sou Professor no Ensino Técnico no Centro Paula Souza. Já atuei como Professor no Ensino Superior no Centro Universitário Moura Lacerda (2017), Programador de Sistemas na Prefeitura de Cajuru (2014-2017), além de possuir 11 anos de experiência em desenvolvimento web trabalhando com diversas ferramentas e frameworks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *