EmguCV 3.2: Download, Instalação no Windows 10 e Primeiro Projeto

Prezados, finalmente um conteúdo novo sobre desenvolvimento!

A algum tempo eu venho trabalhando com a EmguCV no desenvolvimento da minha dissertação de mestrado.

Trata-se de uma biblioteca que empacota a já consagrada OpenCV, ferramenta fundamental de quem deseja trabalhar com processamento de imagens e visão computacional.

Revisando o conteúdo sobre ela, percebi que existem poucos trabalhos em português e sobre e o último tutorial de instalação é de 2012. Assim, estou aproveitando para realizar uma revisão do processo de instalação e integração com o Visual Studio.

Download e Instalação

1) Vá até a página do projeto o Source Forge e faça o download da última versão. A que eu testei aqui é a 3.2, o arquivo do instalador tem cerca de 42,5 MB e após instalada a biblioteca ocupará cerca de 230 MB no sistema.

2) O arquivo e instalação sugeriu instalar o EmguCV diretamente na raiz do meu sistema, no C:/, eu acredito que seja uma boa opção para não termos eventuais problemas com permissões de arquivos. A instalador carrega uma série de DLLs, arquivos de ajuda e exemplos com o Visual Studio, todo material é bem interessante.

EmguCV: Primeiro Projeto

Após o processo de instalação, podemos criar o primeiro projeto com a EmguCV no Visual Studio. Vamos ao passo-a-passo:

  1. Crie um novo projeto: Arquivo -> Novo -> Projeto.
  2. Em modelos, escolha C#, em seguida Área de Trabalho do Windows e Aplicativo WPF.
  3. Dê um nome para o projeto e defina o local onde o projeto ficará salvo.
  4. Muito bem! Criado o projeto vamos adicionar a ele as referências para que ele possa trabalhar com as funções da EmguCV. Vá no menu “Projeto”, selecione a opção “Adicionar Referência”, em seguida clique no botão “Procurar” e navegue até o diretório onde a EmguCV foi instalada, e selecione o arquivo “Emgu.CV.World.dll” que está no diretório “bin”.
  5. Na versão 3.2 é necessário adicionar os arquivos que estão nos diretórios “x86” e “x64” do diretório “bin”. Clique com o botão direto sobre o nome do projeto no Solution Explorer, vá em “Adicionar”, em seguida em “Item Existente”, navegue até cada um dos diretórios e inclua todos os arquivos. Achei esta instrução neste link da documentação (confusa) da EmguCV. Também é importante você alterar a propriedade Copiar para o Diretório de Saída como Copiar Sempre.

Ótimo! Se chegamos até aqui agora temos que testar se o nosso projeto já consegue trabalhar com os recursos da EmguCV. Veja o trecho de código na figura abaixo:

Aqui vemos na linha 16 a instrução using indicando para o C# trabalhar com os recursos da EmguCV, logo abaixo na linha 33 estamos dentro de um método que trata o evento click de um botão que eu adicionei previamente.

Com o click do botão estou utilizando a classe cvInvoke justamente para trazer os métodos da OpenCV para o nosso projeto. Para ver todos os métodos disponíveis clique aqui.

Conclusão

O download e a instalação da EmguCV são muitos simples, porém configurar o ambiente de desenvolvimento pode levar algum tempo caso você decida mudar de versão. Elaborando este texto percebi que muito mudou desde a versão 2.4 abordada no artigo referência deste post.

A documentação me parece um pouco bagunçada e muitas vezes desatualizada, porém como a biblioteca é relativamente difundida foi possível encontrar a solução.

Referências

Tutorial OpenCV com Microsoft Visual C#

 

 

Publicado por

Prof. Me. Tiago A. Silva

Prof. Me. Tiago A. Silva

Mestre em Tecnologia (UNICAMP, 2018), Licenciado em Computação e Pedagogia (Claretiano, 2017 e 2018, respectivamente), Especialista em Desenvolvimento de Software para Web com ênfase em Java (UNIFEG, 2015), Especialista em Educação a Distância (FACEL, 2017) e Tecnólogo em Informática para Gestão de Negócios (FATEC Mococa, 2010). Atualmente sou Professor no Ensino Técnico no Centro Paula Souza. Já atuei como Professor no Ensino Superior no Centro Universitário Moura Lacerda (2017), Programador de Sistemas na Prefeitura de Cajuru (2014-2017), além de possuir 11 anos de experiência em desenvolvimento web trabalhando com diversas ferramentas e frameworks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *