Obtendo a lista de processos em execução no CentOS

Olá Amigos!

Este é meu primeiro post de alguns onde irei abordar algumas questões úteis para programadores PHP quando se está trabalhando no ambiente Linux!

Algumas vezes me deparei com a necessidade de visualizar os processos que estavam rodando no servidor, bom existem duas maneiras de obter tal lista:

Primeiramente temos o seguinte comando:

ps -aux

Onde este “tira um retrado” dos processos em execução, exibindo uma lista estática, um pouco sem graça eu concordo, mas… agora, caso você necessite de ver os processos em execução em tempo real, utilize o seguinte comando:

top

Este, irá exibir uma lista assim como o comando anterior, porém esta “atualizada” exibindo na tela a evolução de , por exemplo, o uso de memória e processamento de todos os processos.

Uma das coisas mais interessantes do Linux é que você pode manipular a saída de comandos com o chamado Pipe (assunto que poderei abordar em um outro post). Para que não sabe o pipe (encanamento) é “|” vulga barra vertical, com ela podemos encadear comandos Linux, gerando resultados mais interessantes em uma saída como se fosse apenas um comando.

Veja o exemplo abaixo onde iremos visualizar apenas dos processos do Apache (httpd)

top | grep httpd

Aqui estamos ulizando em conjunto o comando grep, e assim temos a exibição (nos mesmos padrões do comando top descrito acima) só do processo httpd.

Dica: para sair do comando top, pressione a tecla “q”

Espero que ajude!

Abraços,

Tiago.

Publicado por

Prof. Me. Tiago A. Silva

Prof. Me. Tiago A. Silva

Mestre em Tecnologia (UNICAMP, 2018), Licenciado em Computação e Pedagogia (Claretiano, 2017 e 2018, respectivamente), Especialista em Desenvolvimento de Software para Web com ênfase em Java (UNIFEG, 2015), Especialista em Educação a Distância (FACEL, 2017) e Tecnólogo em Informática para Gestão de Negócios (FATEC Mococa, 2010). Atualmente sou Professor no Ensino Técnico no Centro Paula Souza. Já atuei como Professor no Ensino Superior no Centro Universitário Moura Lacerda (2017), Programador de Sistemas na Prefeitura de Cajuru (2014-2017), além de possuir 11 anos de experiência em desenvolvimento web trabalhando com diversas ferramentas e frameworks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *