PHP: Como descobrir a extensão de um arquivo do modo correto

Amigos!

Muitas vezes quando estamos lidando com, por exemplo, um sistema de upload de arquivos torna-se necessário a obtenção da extensão do arquivo, e em muitas vezes, vemos pessoas utlizando códigos grotescos com expressões regulares, ou mesmo a simples função explode para ver “o que existe depois do ponto”. Bom não vou falar nada a respeito disso hehe.

Aqui fica minha humilde dica sobre como fazer a mágica de descobrir qual a extensão do arquivo:

<?php

$extensao = pathinfo($arquivo, PATHINFO_EXTENSION);

?>

A função pathinfo é extremamente útil neste caso e retorna com segurança a extensão correta do arquivo, mas ela não se limita só a isso, vale a pena visitar o link e observar as constantes que vão no segundo parâmetro da função, onde pode-se observar que através dela é possível retornar uma série de informações do arquivo.

É isso.

Abraços,

Tiago.

Publicado por

Prof. Me. Tiago A. Silva

Prof. Me. Tiago A. Silva

Mestre em Tecnologia (UNICAMP, 2018), Licenciado em Computação e Pedagogia (Claretiano, 2017 e 2018, respectivamente), Especialista em Desenvolvimento de Software para Web com ênfase em Java (UNIFEG, 2015), Especialista em Educação a Distância (FACEL, 2017) e Tecnólogo em Informática para Gestão de Negócios (FATEC Mococa, 2010). Atualmente sou Professor no Ensino Técnico no Centro Paula Souza. Já atuei como Professor no Ensino Superior no Centro Universitário Moura Lacerda (2017), Programador de Sistemas na Prefeitura de Cajuru (2014-2017), além de possuir 11 anos de experiência em desenvolvimento web trabalhando com diversas ferramentas e frameworks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *