PHP Conference 2011, eu fui!

Olá Amigos!

Hoje estou aqui para comentar com vocês sobre o PHP Conference 2011, realizado na UNIFIEO em Osasco (SP) entre os dias 1 e 4 de Dezembro. Participei das palestras dos dias 2 e 3 (veja abaixo), foram dias muito interessantes e produtivos, onde obtive conhecimentos e idéias fantásticas principalmente na área de testes unitários!

Gostaria de agradecer aqui a Abraweb, (onde ganhei o convite para ir, via RT no Twitter) e ao meu amigo Tiago Lucas, desenvolvedor Java aficionado, que me cedeu hospedagem no apê dele em Sampa (e pela dica de fazer sinal para o metro parar hehe).

E declarar meu amor por Sampa! Ir até lá é sempre ótimo, tem gente que não gosta, mas por mim São Paulo é demais!

Bem, chega de papo, listei e fiz (humildes e breves) comentários sobre as palestras que assisti:

Definir Classe não é Programar com Orientação a Objetos, por Hélio Costa e Silva

Palestra muito interessante, como vi em outras palestras exitiu por parte do Hélio o desejo de separar os “programadores de wordpress” dos programadores PHP do mundo real, valeu muito a pena. Ele deu algumas dicas de programação, falou sobre PEAR e fez uma afirmação um tanto polêmica, e que para ser sincero não concordo “Padrões de Projeto são desnecessários quando se programa corretamente Orientado a Objeto”, no entanto acho que esse é o objetivo de um congresso, fomentar a discussão sobre a forma de desenvolvimento, parabéns pela palestra!

Preparando-se para a prova da Certificação Zend PHP 5.3, por Klaus Silveira

Foi muito válido para mim, que estava estudando para a certificação com base no “decoréba”, inclusive estava montando um post sobre isso aqui no blog, irei acrescentar todas as preciosas informações e dicar que o Klaus colocou. Vale muito a pena dar uma olhada no material da palestra, eu recomendo! Parabéns!

As Mudanças Culturais do PHP, por Alexandre Gaigalas

Uma abordagem muito interessante do Alexandre, onde ele lembrou a “rivalidade” entre as frameworks, o paradigma estruturado e o alto acoplamento dos códigos. Ele argumentou sobre a “nova” tendência do baixo acoplamento, da reutilização de código entre as frameworks e um pouco sobre ferramentas de teste na núvem e do GitHub. Foi muito interessante e me deu uma atualizada, uma lida no material vale a pena! Parabéns pelo trabalho!

O que esperar o Zend Framework 2?, por Flávio Gomes da Silva Lisboa

Esta foi a única que não consegui encontrar os slides! Uma pena, foi riquíssima, pelo menos para quem admira a Zend Framework como eu. Nela o Flávio abordou os novos recursos, e s que foram removidos da framework e ainda exemplificou algumas situações de uso, foi muito bom! Parabéns!

Testas é bom, integrar é ainda melhor, Augusto Pascutti

Os outros palestrantes que me perdoem, mas essa foi a melhor! O “tiozinho é a puta que pariu” foi muito divertido! A palestra do Augusto Pascutti além de muito útil e descontraída foi um poço de conhecimento em uma área em que sou extremamente carente, ele apresentou uma série de ferramentas para testes unitários e no fim uma para a integração de todas elas, eu sinceramente (e vergonhosamente) não conhecia! Comei a estudar essa semana. Parabéns pelo seu trabalho!

Desenvolvimento Seguro (do rascunho ao deploy), por Erick Belluci Tedeschi

O assunto abordado pelo Erick foi muito interessante, merece uma boa lida no material após a palestra. Muito rico e com dicas muito significantes para o desenvolvimento e na economia de custos no desenvolvimento no tempo gasto para a correção de bugs de segurança. Com certeza um trabalho muito bom! Estás de parabéns!

Qualidade no desenvolvimento de Software com TDD e PHPUnit, por Domingos Teruel

Como vi a palestra do Domingos no mesmo dia e após a do Augusto, digo que nesse dia recebi um banho de TDD! Fantástico, como vimos anteriormente um apanhado de cada ferramenta de testes, o trabalho apresentando pelo Mr. Teruel abordou de forma mais específica o PHPUnit e ainda fez um apanhado sobre TDD, está de parabéns!

No geral o evento foi fantástico! A organização e os palestrantes estão de parabéns! E você pode ajudar a melhorar! Acesse o Joind.in do evento e dê sua opinião e classificação para as palestras, assim você ajuda os palestrantes a melhorarem cada vez mais.

Abraços,

Tiago.

Publicado por

Prof. Me. Tiago A. Silva

Prof. Me. Tiago A. Silva

Mestre em Tecnologia (UNICAMP, 2018), Licenciado em Computação e Pedagogia (Claretiano, 2017 e 2018, respectivamente), Especialista em Desenvolvimento de Software para Web com ênfase em Java (UNIFEG, 2015), Especialista em Educação a Distância (FACEL, 2017) e Tecnólogo em Informática para Gestão de Negócios (FATEC Mococa, 2010). Atualmente sou Professor no Ensino Técnico no Centro Paula Souza. Já atuei como Professor no Ensino Superior no Centro Universitário Moura Lacerda (2017), Programador de Sistemas na Prefeitura de Cajuru (2014-2017), além de possuir 11 anos de experiência em desenvolvimento web trabalhando com diversas ferramentas e frameworks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *