Resolvendo Problemas de Virtualização no Windows 10: VirtualBox e Emulador Android

Olá!

Neste post vou comentar sobre um problema que descobri quando precisei utilizar a VirtualBox novamente. A VirtualBox é um programa que permite virtualizar um sistema operacional: eu posso ter uma máquina Linux funcionando dentro da VirtualBox, enquanto trabalho no Windows normalmente, no caso minha máquina é um Acer F5-573G-50KS com um Intel I5-7200U

Após solucionar o problema da VirtualBox habilitando o Intel VT-x notei que o emulador do Android também ficou bem mais rápido! Ótimo! Dois coelhos com uma cajadada só!

O que é Intel VT-x?

É uma tecnologia dos processadores Intel para virtualização. A maioria dos processadores Intel dá suporte a essa tecnologia, para ter certeza acesse esse link para fazer o download do Utilitário da Intel para verificar se essa tecnologia está disponível para o seu modelo de processador. Aqui também há um artigo do Clube do Hardware sobre a tecnologia VT-x e o processo de virtualização.

O que é Segurança Baseada em Virtualização

Segundo a Microsoft a Segurança Baseada em Virtualização é uma maneira de proteger a memória RAM e o processador contra códigos maliciosos. Há muita informações sobre este tópico aqui.

No entanto, um dos problemas dessa proteção é a desativação do VT-x, pelo menos, esse era o caso a minha máquina, onde após desativar, tudo funcionou bem!

Então, para resolver o problema, siga os passos abaixo:

Passo 1: Desabilitando Hyper-v e outras virtualizações do Windows

Para o VT-x funcionar é necessário desabilitar as ferramentas do Windows para virtualização. Vá no Painel de Controle -> Programas e Recursos -> Ativar ou desativar recursos do Windows e desmarque as coisas conforme a figura abaixo. E REINICIE O COMPUTADOR.

Vá no Painel de Controle -> Programas e Recursos -> Recursos do Windows -> Desmarque as opções destacadas.

Passo 2 : Como Desabilitar a Segurança baseada em Virtualização?

Neste link eu encontrei a solução. São mostrados dois exemplos: um via edição de GPO (que não funcionou na minha máquina) e outro via alteração do registro do Windows. (esta funcionou de vez).

Neste link também há informações da Microsoft sobre a desativação do Device Guardian via GPO, vale a pena tentar também! Também há este tutorial para utilizar o Intel HAXM para aceleração de hardware no Android e eu obtive ótimos resultados!

Depois de tudo: REINICIE O COMPUTADOR.

 

Passo 3: Testando se deu Certo

Vá no menu executar (Windows + R) e digite msinfo32 observe se as configurações estão assim:

Verifique se a Segurança Baseada em Virtualização está Desativada

 

Observando no utilitário da Intel se os recursos de virtualização e Vt-x estão habilitados

Utilitário da Intel que verifica os recursos disponíveis do processador

 

Espero que ajude!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *