Tabela “zebra” com PHP

Olá amigos!

Dica extremamente rápida! Sabe quando você deseja fazer aquele estilo “zebra” nas tabelas, sendo uma linha de cada cor, geralmente uma alternância?

Pois bem, com uma linha de código:

<table>
    <tbody>
       <?php for($i=0; $i<$total_registros; $i++) { ?>
        <tr class="<?php echo $i%2 == 0 ? 'linha-preta' : 'linha-branca'; ?>">
            <td>E sou uma célula!</td>
        </tr>
       <?php } ?>
    <tbody>
</table>

Uma rápida explicação: Por meio do operador ternário na linha 4 verificamos se o valor corrente da variável $i é um múltiplo de 2 (tulizando o “mod” %), ou seja par, caso seja ele colocará a classe (CSS) como “linha-preta”, caso seja ímpar fica como “linha-branca”.

É isso!

Abraços,

Tiago.

Publicado por

Prof. Me. Tiago A. Silva

Prof. Me. Tiago A. Silva

Mestre em Tecnologia (UNICAMP, 2018), Licenciado em Computação e Pedagogia (Claretiano, 2017 e 2018, respectivamente), Especialista em Desenvolvimento de Software para Web com ênfase em Java (UNIFEG, 2015), Especialista em Educação a Distância (FACEL, 2017) e Tecnólogo em Informática para Gestão de Negócios (FATEC Mococa, 2010). Atualmente sou Professor no Ensino Técnico no Centro Paula Souza. Já atuei como Professor no Ensino Superior no Centro Universitário Moura Lacerda (2017), Programador de Sistemas na Prefeitura de Cajuru (2014-2017), além de possuir 11 anos de experiência em desenvolvimento web trabalhando com diversas ferramentas e frameworks.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *