Como eu lido com a ansiedade e volume de trabalho durante a Quarentena

Esse é um relato pessoal, não é um guia que funcionará para todas as pessoas, mas quem sabe não funcionará para você?

A ansiedade já me torturou e paralisou por muito tempo, tantas coisas que eu quero fazer e aprender e simplesmente fico deslumbrado com o tamanho da tarefa, com todas as etapas a serem seguidas, com o tempo que levará para realizar tudo…

E o tempo? Esse sempre passa, independentemente de estarmos produzindo ou procrastinando… e como em todo sistema retroalimentado, esse vira mais um ingrediente no caldeirão da ansiedade, dizendo assim “se passou mais uma semana para fazer tudo aqui, você está mais atrasado ainda” e assim a bola de neve vai crescendo e vamos reiniciando o ciclo de tortura…

Eu já passei por situações que geraram muita ansiedade: graduação, mestrado, concursos públicos e a bola da vez agora é a produção de videoaula para meu canal no YouTube e as aulas remotas durante a quarentena. Então, como lidar com tudo isso?

 

Organize-se, faça listas do que você precisa fazer hoje, começa pelas tarefas mais fáceis, lembre-se de todo que você já produziu

Então, como eu faço (ou tento fazer) para quebrar esse sentimento de angústia:

  1. Organizo meu ambiente de trabalho
  2. Organizo meu trabalho
  3. Avalio o que eu já produzi e o que falta produzir (meço meu progresso)
  4. Relaxo e descanso

Vou detalhar cada item a seguir.

 

Ambiente de Trabalho e Concentração

A regra é fique longe das distrações e isso inclui fatores que você pode controlar e outros nem tanto…

  • O que dá para controlar: notificações e redes sociais: feche tudo e desabilite notificações.
  • O que não dá para controlar: barulhos externos: use um fone de ouvido; Família barulhenta: avise-os da sua necessidade de concentração, e mais uma vez, fone de ouvidos.

Organize seu computador: tenha a mão os programas que você sempre usa e os arquivos. Quanto aos arquivos, organize-os de forma que você ache qualquer coisa rapidamente!

Entenda que desorganização é um fator que gera frustração, que chama a procrastinação que retroalimenta a ansiedade, por exemplo: “que saco, não encontrei o arquivo que queria, vou ver uns negócios na Netflix pra relembrar onde coloquei e então fico a tarde toda nisso“.

 

Organizar o Trabalho

A organização do trabalho é um ponto chave para minimizar a ansiedade e maximizar sua produtividade, considere as seguintes questões para organizar seu trabalho:

  • São muitas tarefas?
  • A tarefa é muito longa? Que tal quebrar uma tarefa grande em tarefas menores?
  • Vamos executar as tarefas mais fáceis primeiro?
  • Quais tarefas podem ser executadas de imediato? (que não tem pré requisitos)
  • Faça uma lista de tudo que você tem que realizar e distribua-a essa tarefa nos dias da semana: Segunda eu faço X, terça Y, Quarta a tarefa que dependia de X e Y e assim por diante.
  • Sabe aquela lista de coisas a fazer? Crie outra lista: Tarefas realizadas!

 

Avaliar Trabalho Feito

O Microsoft Excel é meu melhor amigo quando eu penso em organização, mas mesmo se você não entende nada de planilhas, você pode organizar seu trabalho em listas e ir medindo seu progresso! Isso é muito importante para você ver que está progredindo e que seu trabalho está caminhando!

Apensar de sempre aumentar em “AULAS PLANEJADAS” eu consigo ver quantas aulas já gravei, em quantidade e tempo! “Apenas” 37% da minha tarefa grande (distribuída em tarefas menores) está concluída, mas 37% é melhor que 36% certo? =D

 

Relaxar e Descansar

Qual é a sua válvula de escape? É um filme? É um seriado? É passar um tempo com seus amigos e família? Conheça a ti mesmo! É fundamental que você tire um tempo para recompor suas energias, para se reencontrar depois de tanto trabalho. Eu sei que essa é uma questão muito pessoal, vai variar muito de pessoa para pessoa.

Eu gosto de assistir filmes e seriados, sair pra caminhar e passar um tempo só comigo, sozinho. E o que funciona para você?

Nunca, nunca subestime esse tempo, ainda mais se o seu trabalho demanda muita atividade intelectual e criatividade.

Para finalizar, algumas citações que gosto muito (e coloquei na minha dissertação de mestrado) e me guiaram para sair o ciclo da ansiedade:

“Nunca desista de um sonho por causa do tempo que levará para concretiza-lo.
O tempo passará de todo jeito.”
Earl Nightingale

“Eu tinha chegado tão longe e me recusei a desistir, porque em toda minha vida eu sempre
terminei a corrida.”
Louis Zamperini

“Crê em ti mesmo, age e verá os resultados. Quando te esforças a vida se esforça para te ajudar.”
Chico Xavier

 

Por último e não menos importante

 

Não deixe as tarefas acumularem: pingou na área, chute pro gol!

 

Abraços,

Tiago.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *