EmguCV 3.2: Download, Instalação no Windows 10 e Primeiro Projeto

Prezados, finalmente um conteúdo novo sobre desenvolvimento!

A algum tempo eu venho trabalhando com a EmguCV no desenvolvimento da minha dissertação de mestrado.

Trata-se de uma biblioteca que empacota a já consagrada OpenCV, ferramenta fundamental de quem deseja trabalhar com processamento de imagens e visão computacional.

Revisando o conteúdo sobre ela, percebi que existem poucos trabalhos em português e sobre e o último tutorial de instalação é de 2012. Assim, estou aproveitando para realizar uma revisão do processo de instalação e integração com o Visual Studio.

Download e Instalação

1) Vá até a página do projeto o Source Forge e faça o download da última versão. A que eu testei aqui é a 3.2, o arquivo do instalador tem cerca de 42,5 MB e após instalada a biblioteca ocupará cerca de 230 MB no sistema.

2) O arquivo e instalação sugeriu instalar o EmguCV diretamente na raiz do meu sistema, no C:/, eu acredito que seja uma boa opção para não termos eventuais problemas com permissões de arquivos. A instalador carrega uma série de DLLs, arquivos de ajuda e exemplos com o Visual Studio, todo material é bem interessante.

EmguCV: Primeiro Projeto

Após o processo de instalação, podemos criar o primeiro projeto com a EmguCV no Visual Studio. Vamos ao passo-a-passo:

  1. Crie um novo projeto: Arquivo -> Novo -> Projeto.
  2. Em modelos, escolha C#, em seguida Área de Trabalho do Windows e Aplicativo WPF.
  3. Dê um nome para o projeto e defina o local onde o projeto ficará salvo.
  4. Muito bem! Criado o projeto vamos adicionar a ele as referências para que ele possa trabalhar com as funções da EmguCV. Vá no menu “Projeto”, selecione a opção “Adicionar Referência”, em seguida clique no botão “Procurar” e navegue até o diretório onde a EmguCV foi instalada, e selecione o arquivo “Emgu.CV.World.dll” que está no diretório “bin”.
  5. Na versão 3.2 é necessário adicionar os arquivos que estão nos diretórios “x86” e “x64” do diretório “bin”. Clique com o botão direto sobre o nome do projeto no Solution Explorer, vá em “Adicionar”, em seguida em “Item Existente”, navegue até cada um dos diretórios e inclua todos os arquivos. Achei esta instrução neste link da documentação (confusa) da EmguCV. Também é importante você alterar a propriedade Copiar para o Diretório de Saída como Copiar Sempre.

Ótimo! Se chegamos até aqui agora temos que testar se o nosso projeto já consegue trabalhar com os recursos da EmguCV. Veja o trecho de código na figura abaixo:

Aqui vemos na linha 16 a instrução using indicando para o C# trabalhar com os recursos da EmguCV, logo abaixo na linha 33 estamos dentro de um método que trata o evento click de um botão que eu adicionei previamente.

Com o click do botão estou utilizando a classe cvInvoke justamente para trazer os métodos da OpenCV para o nosso projeto. Para ver todos os métodos disponíveis clique aqui.

Conclusão

O download e a instalação da EmguCV são muitos simples, porém configurar o ambiente de desenvolvimento pode levar algum tempo caso você decida mudar de versão. Elaborando este texto percebi que muito mudou desde a versão 2.4 abordada no artigo referência deste post.

A documentação me parece um pouco bagunçada e muitas vezes desatualizada, porém como a biblioteca é relativamente difundida foi possível encontrar a solução.

Referências

Tutorial OpenCV com Microsoft Visual C#

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *