Habilitando o Acesso Remoto no PostgreSQL

Olá Amigos!

Dando continuidade a essa empreitada de posts sobre o PostgreSQL, hoje irei abordar um assunto muito pertinente para quem trabalha com este banco no ambiente Web. Muitas vezes, por mais comodidade/praticidade, realizamos o acesso remoto do banco por meio de alguma IDE – leia-se PgAdmin – só que para tal o Postgres tem que permitir seu acesso.

Por padrão o Postgres não vem configurado para aceitar conexões externas, e para habilitá-las temos que editar dois arquivos de configuração: pg_hba.conf e postgresql.conf

Estou com o pré suposto que você está no ambiente Linux, e para editar os arquivos iremos utilizar o comando “vi”, veja o comando abaixo onde iremos abrir um dos arquivos de configuração, e tenha atenção que este pode não ser o caminho exato onde seu arquivo esteja, dependo da versão do sistema operacional que você esteja utilizando, ou mesmo a distribuição (aqui estou utilizando o CentOS 6.0)

vi /var/lib/pgsql/data/pg_hba.conf

Pronto, agora você pode editar o arquivo, acrescente no final a seguinte linha:

host all all 0.0.0.0/0 md5

Nela estamos dizendo que todas (0.0.0.0/0) as conexões remotas (host) estão permitidas para todos os usuários! Cuidado! Eu sugiro que você coloque o seu IP para realizar as alterações e depois remova essa linha.

Alterando para um IP específico poderia ficar assim:

host all all 189.162.0.16/24 md5

Depois de adicionar a linha, saia do editor vi e salvando as alterações.

Agora vamos editar o segundo arquivo, mais fácil. Abra o arquivo postgresql.conf:

vi /var/lib/pgsql/data/postgresql.conf

Agora procure pela linha abaixo e remova o comentário (#), caso houver:

listen_addresses='localhost'

Troque por asterísco “*” para habilitar a conexão para todos ou coloque seu IP:

listen_addresses='189.162.0.16'

E uma última alteração, procure pela linha abaixo, e caso estiver comentada remova o comentário:

port = 5432

Pronto, agora seu PostgreSQL está configurado para aceitar conexões externas, dê o restart no processo dele e inicie seu trabalho!

service postgresql restart

Espero que ajude,

Referências:

Abraços,

Tiago.

 

Publicado por

Prof. Me. Tiago A. Silva

Prof. Me. Tiago A. Silva

Mestre em Tecnologia (UNICAMP, 2018), Licenciado em Computação e Pedagogia (Claretiano, 2017 e 2018, respectivamente), Especialista em Desenvolvimento de Software para Web com ênfase em Java (UNIFEG, 2015), Especialista em Educação a Distância (FACEL, 2017) e Tecnólogo em Informática para Gestão de Negócios (FATEC Mococa, 2010). Atualmente sou Professor no Ensino Técnico no Centro Paula Souza. Já atuei como Professor no Ensino Superior no Centro Universitário Moura Lacerda (2017), Programador de Sistemas na Prefeitura de Cajuru (2014-2017), além de possuir 11 anos de experiência em desenvolvimento web trabalhando com diversas ferramentas e frameworks.

2 comentários em “Habilitando o Acesso Remoto no PostgreSQL”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *