Usando o Vcpkg para Gerenciar Pacotes C++ no Windows

Hoje escrevo para descrever minha experiencia com uma ferramenta que me ajudou muito no mestrado. Escrevo para demonstrar como utilizar o vcpkg para gerenciar pacotes C++ no Windows

O Microsoft Vcpkg. Trata-se de uma ferramenta, em linhas de comando, para o gerenciamento de pacotes open-source. Com ele é possível instalar facilmente bibliotecas muito úteis e suas dependências, como a PCL que foi meu caso.

vcpkg para gerenciar pacotes resultado final
Demorou apenas quase 4h para baixar e instalar todas as dependências da PCL…

Durante o mestrado eu necessitei de utilizar a Point Cloud Library para processar nuvens de pontos. Ela funciona muito bem no Linux, mas por conta de vários motivos decidi tentar instalá-la no Windows. Apensar da comunidade da PCL disponibilizar binários para o Windows eu tive muitos problemas com as dependências e configurações do projeto no Visual Studio e decidi por abandonar os pacotes prontos.

Foi então que decidi baixar os fontes (inclusive dependências) e compilar tudo com CMake e Visual Studio 2013. Outro grande erro e tempo perdido. Percebi que a tarefa não seria fácil.

Usando vcpkg para gerenciar pacotes: instalar o Vcpkg

Caso você tenha o Git instalado você pode apenas clonar o repositório do Vcpkg na sua máquina. Siga os passos:

IMPORTANTE: Na minha primeira tentativa não deu certo! MOTIVO: CMake! Desinstale o CMake antes de prosseguir.

  1. Clone o repositório do Vcpkg
  2. Execute o arquivo “.bootstrap-vcpkg.bat” para iniciar a instalação do Vcpkg
  3. Use “.vcpkg integrate install” para integrar os pacotes do Vcpkg com o Visual Studio 2017. Funciona nesta versão e no Visual Studio 2015, update 3.

Eu recomendo: Adicione o caminho do seu diretório do Vcpkg ao PATH do Windows. Com isso você poderá usar a partir de qualquer janela do Prompt de Comando.

Instalando a OpenCV e a Point Cloud Library no Windows com Vcpkg:

Use os seguintes comandos:

  1. .vcpkg install opencv:x64-windows
  2. .vcpkg install pcl:x64-windows

As respectivas dependências serão baixadas (os fontes) compilados e tudo estará disponível, bastando apenas fazer o include dos arquivos em seu projeto no Visual Studio 2017. Note que instalei os pacotes para 64 bits, para instalar os pacotes para x86 basta omitir:x64-windows”

Espero que esse post ajude!

Abraços,

Tiago

4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *