Como habilitar a Área de Transferência Compartilhada no VirtualBox

Para quem começou a aprender a trabalhar com máquinas virtuais no VirtualBox um dos maiores problemas é como habilitar a Área de Transferência Compartilhada no VirtualBox ou arrastar e soltar, transferir arquivos da máquina convidada (virtual) para a máquina hospedeira e vice-versa.

Felizmente existe um recurso da própria Virtualbox que facilita essa movimentação de arquivos, inclusive a integração entre a área de transferência entre ambas as máquinas. Abaixo colocarei as etapas que temos que seguir para habilitar esse recurso.

Você está estudando sistemas operacionais? Dê uma olhada nas minhas videoaulas gratuitas sobre Windows Server Essentials

 

Sua Virtualbox está lenda e consumindo muita CPU? Veja aqui como deixar a execução mais rápida habilitando as tecnologias de virtualização.

 

1) Como habilitar a Área de Transferência Compartilhada no VirtualBox: Instalar o Virtualbox Extension Pack

Vá até o site da Virtualbox e faça a atualização do programa para a versão mais recente e baixe o “VirtualBox Extension Pack“. Esse pacote será importante para habilitar recursos como USB 3.0 e o compartilhamento de área de transferência que precisamos!

Para instalar o arquivo de extensão (ícone verde) abra a VirtualBox é vá no menu “Arquivo” e em seguida “Preferências” e depois “Extensões” e em seguida selecione o arquivo do Extension Pack.

Pronto! Agora seguiremos para a próxima etapa que será a configuração na máquina virtual!

 

2) Como habilitar a Área de Transferência Compartilhada no VirtualBox: Instalar “CD de Adicionais para Convidado”

Antes de ligar sua máquina virtual, certifique-se de que ela tem um driver de CD virtual, conforme na imagem abaixo:

 

Com a máquina virtual ligada, acesse a barra de menu superior, no menu “Dispositivos“, a última opção é “Inserir CD de Adicionais para Convidado“, conforme imagem abaixo:

Como habilitar a Área de Transferência Compartilhada no VirtualBox

Em seguida vá até o “Este Computador” e acesse o driver de CD conforme a imagem abaixo, execute “Abrir Reprodução Automática” da unidade e instale o programa da própria Virtualbox na máquina convidada

Como habilitar a Área de Transferência Compartilhada no VirtualBox

Após realizar a instalação você deverá seguir para etapa seguinte para habilitar a área de transferência compartilhada e o arrastar e soltar entre a máquina virtual e a máquina hospedeira.

3) Habilitar Arrastar e Soltar e Área de Transferência Compartilhada

Siga as etapas descritas nas imagens para habilitar tanto a área de Transferência Compartilhada, quanto o Arrastar e Soltar

Como habilitar a Área de Transferência Compartilhada no VirtualBox

 

Como habilitar a Área de Transferência Compartilhada no VirtualBox

 

Pronto! Agora é só testar e movimentar arquivos conforme a necessidade!

 

Quer saber mais? Acesse minhas aulas de Windows Server Essentials onde abordo outros macetes para o VirtualBox.

 

Abraços,

Tiago.

11 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *