Obtendo a lista de processos em execução no CentOS

Hoje irei abordar um tema muito comum e muito útil: como lista de processos no CentOS, muito útil para aferirmos o desempenho de um servidor ou se um programa carregou na memória.

Este é meu primeiro post de alguns onde irei abordar algumas questões úteis para programadores PHP quando se está trabalhando no ambiente Linux!

Como obter a lista de processos no CentOS
Veja mais sobre Linux e CentOS aqui

Algumas vezes me deparei com a necessidade de visualizar os processos que estavam rodando no servidor, bom existem duas maneiras de obter tal lista.

 

Como obter a lista de processos no CentOS

Primeiramente temos o seguinte comando:

ps -aux

Onde este “tira um retrato” dos processos em execução, exibindo uma lista estática, um pouco sem graça eu concordo, mas… agora, caso você necessite de ver os processos em execução em tempo real, utilize o seguinte comando:

top

Este, irá exibir uma lista assim como o comando anterior, porém esta “atualizada” exibindo na tela a evolução de , por exemplo, o uso de memória e processamento de todos os processos.

Uma das coisas mais interessantes do Linux é que você pode manipular a saída de comandos com o chamado Pipe (assunto que poderei abordar em um outro post). Para que não sabe o pipe (encanamento) é “|” vulga barra vertical, com ela podemos encadear comandos Linux, gerando resultados mais interessantes em uma saída como se fosse apenas um comando.

Veja o exemplo abaixo onde iremos visualizar apenas dos processos do Apache (httpd)

top | grep httpd

Aqui estamos utilizando em conjunto o comando grep, e assim temos a exibição (nos mesmos padrões do comando top descrito acima) só do processo httpd.

Dica: para sair do comando top, pressione a tecla “q”

 

Você também pode se interessar por:

Espero que ajude!

Abraços

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *