PHP Conference 2011, eu fui!
Olá Amigos!
Hoje estou aqui para comentar com vocês sobre o PHP Conference 2011, realizado na UNIFIEO em Osasco (SP) entre os dias 1 e 4 de Dezembro. Participei das palestras dos dias 2 e 3 (veja abaixo), foram dias muito interessantes e produtivos, onde obtive conhecimentos e idéias fantásticas principalmente na área de testes unitários!
Gostaria de agradecer aqui a Abraweb, (onde ganhei o convite para ir, via RT no Twitter) e ao meu amigo Tiago Lucas, desenvolvedor Java aficionado, que me cedeu hospedagem no apê dele em Sampa (e pela dica de fazer sinal para o metro parar hehe).
E declarar meu amor por Sampa! Ir até lá é sempre ótimo, tem gente que não gosta, mas por mim São Paulo é demais!
Bem, chega de papo, listei e fiz (humildes e breves) comentários sobre as palestras que assisti:
Definir Classe não é Programar com Orientação a Objetos, por Hélio Costa e Silva
Palestra muito interessante, como vi em outras palestras exitiu por parte do Hélio o desejo de separar os “programadores de wordpress” dos programadores PHP do mundo real, valeu muito a pena. Ele deu algumas dicas de programação, falou sobre PEAR e fez uma afirmação um tanto polêmica, e que para ser sincero não concordo “Padrões de Projeto são desnecessários quando se programa corretamente Orientado a Objeto”, no entanto acho que esse é o objetivo de um congresso, fomentar a discussão sobre a forma de desenvolvimento, parabéns pela palestra!
Preparando-se para a prova da Certificação Zend PHP 5.3, por Klaus Silveira
Foi muito válido para mim, que estava estudando para a certificação com base no “decoréba”, inclusive estava montando um post sobre isso aqui no blog, irei acrescentar todas as preciosas informações e dicar que o Klaus colocou. Vale muito a pena dar uma olhada no material da palestra, eu recomendo! Parabéns!
As Mudanças Culturais do PHP, por Alexandre Gaigalas
Uma abordagem muito interessante do Alexandre, onde ele lembrou a “rivalidade” entre as frameworks, o paradigma estruturado e o alto acoplamento dos códigos. Ele argumentou sobre a “nova” tendência do baixo acoplamento, da reutilização de código entre as frameworks e um pouco sobre ferramentas de teste na núvem e do GitHub. Foi muito interessante e me deu uma atualizada, uma lida no material vale a pena! Parabéns pelo trabalho!
O que esperar o Zend Framework 2?, por Flávio Gomes da Silva Lisboa
Esta foi a única que não consegui encontrar os slides! Uma pena, foi riquíssima, pelo menos para quem admira a Zend Framework como eu. Nela o Flávio abordou os novos recursos, e s que foram removidos da framework e ainda exemplificou algumas situações de uso, foi muito bom! Parabéns!
Testas é bom, integrar é ainda melhor, Augusto Pascutti
Os outros palestrantes que me perdoem, mas essa foi a melhor! O “tiozinho é a puta que pariu” foi muito divertido! A palestra do Augusto Pascutti além de muito útil e descontraída foi um poço de conhecimento em uma área em que sou extremamente carente, ele apresentou uma série de ferramentas para testes unitários e no fim uma para a integração de todas elas, eu sinceramente (e vergonhosamente) não conhecia! Comei a estudar essa semana. Parabéns pelo seu trabalho!
Desenvolvimento Seguro (do rascunho ao deploy), por Erick Belluci Tedeschi
O assunto abordado pelo Erick foi muito interessante, merece uma boa lida no material após a palestra. Muito rico e com dicas muito significantes para o desenvolvimento e na economia de custos no desenvolvimento no tempo gasto para a correção de bugs de segurança. Com certeza um trabalho muito bom! Estás de parabéns!
Qualidade no desenvolvimento de Software com TDD e PHPUnit, por Domingos Teruel
Como vi a palestra do Domingos no mesmo dia e após a do Augusto, digo que nesse dia recebi um banho de TDD! Fantástico, como vimos anteriormente um apanhado de cada ferramenta de testes, o trabalho apresentando pelo Mr. Teruel abordou de forma mais específica o PHPUnit e ainda fez um apanhado sobre TDD, está de parabéns!
No geral o evento foi fantástico! A organização e os palestrantes estão de parabéns! E você pode ajudar a melhorar! Acesse o Joind.in do evento e dê sua opinião e classificação para as palestras, assim você ajuda os palestrantes a melhorarem cada vez mais.
Abraços,